Raças Continentais
Braco Alemão
O Braco Alemão sofreu nas últimas décadas alterações na forma como caça. Hoje o Braco Alemão é um galopador nato. A busca é extensa e bem aberta. A velocidade dos seus andamentos deve ter em linha de conta que o Braco Alemão tem que ser capaz de galopar durante muito tempo, mantendo sempre os mesmos andamentos. Como tal, a velocidade do seu galope deve ser moderada, mas constante.
É um cão de boa constituição, devendo demonstrar nos seus movimentos um misto de facilidade, elegância e força. A posição da sua cabeça durante a busca situa-se entre o prolongamento da linha do dorso e acima da linha do dorso.
A forma como coloca a cabeça ao receber as emanações permite-lhe aperceber-se delas a grande distância. Sobe-as com autoridade, mas com prudência, diminuindo a velocidade do galope à medida que as sente.
A paragem típica é de pé, com a cabeça alta. Os músculos em grande tensão dão ao Braco Alemão uma paragem de grande expressão plástica.
Desliza prudentemente, sendo admitido “pistar” alguns segundos para depois voltar a tomar contacto com a peça, através do vento.
Cobra em terra e na água com grande paixão. Tem por vezes alguma tendência para o “dente duro”.
Características morfológicas
O Braco Alemão é um cão de tamanho médio (58 – 66cm), de pêlo curto e apresenta-se nas seguintes colorações: castanho unicolor, castanho salgado de branco, castanho salgado manchado, ou o mesmo tipo de colorações com preto e branco, sendo o castanho e branco ou o castanho e branco as únicas combinações possíveis.
A cabeça magra de aspecto, levemente ligeira, apresenta linhas craniofaciais divergentes e com um “stop” pouco acentuado. As orelhas, de implantação alta, são de comprimento médio, arredondadas na extremidade. Os olhos, de cor castanha, não devem ser proeminentes nem encovados.
O seu aspecto geral é de um cão formas harmoniosas, que transmitem resistência e força, onde se destaca um peito que deve dar mais a impressão de profundidade do que de largura.
A sua cauda é de inserção alta, forte na base, adelgaçando-se de seguida, amputada aproximadamente a meio.
COMENTÁRIOS