Competição

Provas de Cães de Parar

As Provas de Trabalho para Cães de Parar, designadas por Field-Trials, tiveram a sua origem em Inglaterra. Os grandes mestres na criação de Cães de Parar desenvolveram esta actividade desportiva, bem como as Exposições Caninas, com o objectivo de desenvolverem os seus “produtos” com maior rigor.

A primeira Prova deste tipo teve lugar em Inglaterra em 1865.

O espírito desportivo e o fair-play são parte integrante da mística das Provas de Trabalho e há que retomar este princípio o quanto antes…

A importância das provas para Cães de Parar

Através das provas é possível testar e avaliar os exemplares, à luz de critérios previamente estabelecidos. Obtemos assim, de forma oficial, um “certificado” das suas aptidões. É, pois, um objectivo primordial das provas de Cães de Parar, a melhoria das qualidades das raças que integram este 7º Grupo da Federação Cinológica Internacional ( F.C.I.).

No que diz respeito à sua morfologia, existem concursos e exposições de beleza onde os cães são avaliados à luz de um estalão, que não é mais que uma norma padrão sobre o aspecto físico.

No que diz respeito à sua funcionalidade na caça, existem provas de trabalho onde os cães são testados e avaliados pelas prestações que efectuam em presença de situação concretas de caça (Provas de Trabalho para Cães de Caça).

Que tipo de provas de trabalho há e quais as suas diferenças?

Podemos distinguir as provas usando um primeiro critério, no qual agrupamos os cães que competem em dois grupos: um respeitante às Raças Continentais, outro às Raças Britânicas. No primeiro englobamos as raças Braco Alemão, Drathaar, Epagneul Bretão, Epagneul Francês, Griffon Kortals, Langhaar, Perdigueiro Português, Perdigueiro de Burgos e Vizla. No segundo, as raças Pointer, Setter Inglês, Setter Irlandês e Setter Gordon (na pág. 36 encontra-se uma lista, conforme a separação da F.C.I., de todas as raças que constituem o grupo das Raças Continentais e Britânicas).

Depois desta primeira distinção, que tem basicamente a ver com critérios de velocidade e amplitudes de busca, utilizamos, dentro de cada grupo, outros factores de subdivisão, tais como a idade do cão.

MORADA

Herdade da Apostiça - Sesimbra
Telemóvel: (+351) 919 288 790

Website: http://www.canilbeiratejo.com
Email: canilbeiratejo@gmail.com

Jorge Piçarra

Desde muito cedo surgiu a paixão pelos cães de parar. Os primeiros passos nesta arte foram dados em conjunto com o meu pai e com ele acompanhei desde tenra idade o evoluir dos cães de caça, que sempre fizeram parte do seio familiar.

APOIOS

Show Buttons
Hide Buttons