Deutscher Drahthaar

Raças Continentais

Deutscher Drahthaar
Embora a sua paixão seja a caça de penas, é preciso não esquecer, no julgamento em busca de caça, que ele está apto para seguir a caça pelo rasto assim como para a busca de pista de sangue.

O Deutscher Drahthaar é um GALOPADOR com passagens de trote. Na busca de caça, mantém um contacto bastante estrito com o seu condutor, dando simultaneamente a impressão que nada o pode desviar da sua procura da peça de caça.

O SEU GALOPE deve dar mais a sensação de potência que de agilidade.
Nas passagens de TROTE, o Deutscher Drahthaar pode efectuar ligeiros controlos no solo.
Contudo, esta situação nãos e pode prolongar nesta raça.

Uma vez que é mais constituído por potência do que opor agilidade, o seu porte da cabeça situa-se no prolongamento da linha dorsal ou abaixo deste. É por esta razão de utilização que por vezes efectua a busca dorsal através de ligeiros controlos no solo.
O PORTE DA CABEÇA do Deutscher Drahthaar não se situa acima da linha dorsal: encontrase de preferência no seu prolongamento. Mesmo em fins de lances, um Deutscher Drahthaar bem constituído não baixa a cabeça para que possa manter o contacto com o vento e as
emanações.

No caso de cães com utilizações diferentes, o porte da cabeça pode situar-se abaixo da linha dorsal. Não é necessário rejeitar estes cães por esta razão porque é preciso ter em conta, nesta atitude, a selecção de caça pelo rasto levada a cabo no país de origem onde caçam mais de quarenta mil Deutsch Drahthaar.

A busca deve ser efectuada: na Primavera, de cerca de 50m ou mais;
Em Busca de Caça, de 40 a 50m.
Os lances não são sempre regulares (os lances encurtados para dentro são tolerados).
Por vezes o DRAHTHAAR abranda a sua busca e dá meia-volta para controlar uma emanação.
Ele também tem tendência para aumentar a amplitude da busca na planície, o mesmo não se passa no mato, onde mantém um contacto no solo, se forem breves, não devem ser considerados como falta.
A PARAGEM do Deutscher Drahthaar dá, na maior parte das vezes, a sensação de que o cão se encontra perante “uma parede” através de uma paragem brutal, autoritária e de pé.
Alguns Deutscher Drahthaar, após seguirem ligeiramente a caça pelo rasto por alguns metros, param da mesma forma.

Na posição de paragem, o Deutscher Drahthaar deixa transparecer o seu andamento potente e autoritário; nada pode desviá-lo do seu “dever”, incluindo deslizar à ordem do seu dono.
O deslizar do Deutscher Drahthaar é característico: na maior parte das vezes, a cabeça fica posicionada no prolongamento da linha dorsal ou ligeiramente abaixo desta. O porte revela sinais de autoridade. Um Deutscher Drahthaar de qualidade desliza com decisão mas também pode seguir a caça pelo rasto por alguns metros se a caça estiver escondida. Retoma a sua posição elevada no levante.

O Deutscher Drahthaar permanece imóvel no levante da peça; aprece frequentemente ter ficado frustrado por “não se ter apoderado da sua presa”.
O cobro na água e o trabalho na água do Deutscher Drahthaar fazem parte integral das suas qualidades naturais de trabalho.

MORADA

Herdade da Apostiça - Sesimbra
Telemóvel: (+351) 919 288 790

Website: http://www.canilbeiratejo.com
Email: canilbeiratejo@gmail.com

Jorge Piçarra

Desde muito cedo surgiu a paixão pelos cães de parar. Os primeiros passos nesta arte foram dados em conjunto com o meu pai e com ele acompanhei desde tenra idade o evoluir dos cães de caça, que sempre fizeram parte do seio familiar.

APOIOS

Show Buttons
Hide Buttons