Perdigueiro Português

Raças Continentais

Perdigueiro Português
O Perdigueiro Português caracteriza-se na sua busca por uma atitude metódica, na forma como bate o terreno. Revela uma tendência natural de constante ligação com o condutor, olhando periodicamente para este.

O Perdigueiro Português caracteriza-se na sua busca por uma atitude metódica, na forma como bate o terreno. Revela uma tendência natural de constante ligação com o condutor, olhando periodicamente para este.

O seu andamento típico traduz-se por um galope moderado, alternado por períodos de trote ligeiro. Procura as emanações com uma posição de cabeça no prolongamento da linha superior do dorso, sendo-lhe permitido trabalhar durante breves períodos emanações no solo, prosseguindo depois o processo de controlo de cabeça alta.

A sua posição de cauda é importante na diferenciação face a outras Raças: movimenta-a lateralmente e de forma compassada, alternando o seu ritmo à medida que vai captando emanações. Levantada de forma horizontal, ela expressa pelas suas atitudes todo o trabalho do cão.

Ao sentir as emanações da caça, encaminha-se na sua direcção agora com um andamento de maior prudência: cabeça alta e posição de orelha em tensão. Pára, olhar fixo na direcção da emanação, músculos sobre tensão, e cauda mantida na horizontal. Desliza com prudência até pôr a peça “nas asas”.
Cobra naturalmente na terra e na água.

Características morfológicas
O Perdigueiro Português é um cão de tamanho médio (50 – 59cm), de pêlo curto e a sua cor apresenta-se como amarelo em três variantes: clara, normal e escura, sobre a forma unicolor ou malhada de branco na fronte, pescoço, peito e membros.

A cabeça de linhas craniofaciais convergentes, tem um “stop” bem marcado (90º a 100º) e as suas orelhas são triangulares de inserção alta. Os olhos horizontais, grandes e ovais, tendo-se como preferência que sejam de cor escura. As ventas são negras, amplas e de larga abertura.

O seu aspecto geral é de um cão robusto, bem proporcionado com um peito alto e profundo, com uma região lombar curta e larga e membros bem aprumados.

MORADA

Herdade da Apostiça - Sesimbra
Telemóvel: (+351) 919 288 790

Website: http://www.canilbeiratejo.com
Email: canilbeiratejo@gmail.com

Jorge Piçarra

Desde muito cedo surgiu a paixão pelos cães de parar. Os primeiros passos nesta arte foram dados em conjunto com o meu pai e com ele acompanhei desde tenra idade o evoluir dos cães de caça, que sempre fizeram parte do seio familiar.

APOIOS

Show Buttons
Hide Buttons