Pointer

Raças Britânicas

Pointer
A facilidade dos seus andamentos permite-lhe uma busca num galope desenfreado, recheado de elegância. O seu galope é alongado e rápido. Todos os seus movimentos devem-nos traduzir a mesma ideia: procurar e encontrar caça em grande estilo e paixão.

A sua busca desenrola-se em movimentos em linha recta, perpendiculares ao vento. Ao sentir emanações, muda bruscamente de direcção, saindo novamente em linha recta, agora na direcção da emanação captada. Ao sentir que perdeu a emanação, retoma de novo a busca com uma viragem brusca, galopando de novo perpendicularmente ao vento.

O movimento dos posteriores e anteriores são extensos e, em situação ideal, no máximo da sua extensão tomam uma posição paralela ao terreno.

A busca de um Pointer é sem dúvida impressionante pela velocidade e, ao mesmo tempo, pelo controle das situações.

A sua paragem é brusca e tensa. A forma escultural que assume nesta posição é sem duvida um dos expoentes máximos da modalidade, fazendo dele uma figura lendária. Ao subir a emanação de forma autoritária, pára de estaca, “como se embatesse contra uma barreira invisível”. Se sente que a peça já não está dentro do seu controle, retoma o movimento inicial parando de novo da mesma forma… E fará o mesmo quantas vezes for necessário, até bloquear a peça.

O Pointer é um cão que assume risco: confia e acredita como ninguém nas suas capacidades; não se poupa a esforços na tentativa de localizar a caça.

O deslize é rápido e decisivo. Desliza aos estacões, até “pôr a peça no ar”.

Cobra em terra e na água, não sendo no entanto um amante de águas frias.

A paragem por simpatia é natural: deverá ser realizada também com bastante energia, podendo no entanto ser antecedida de um pequeno deslizar.

Características morfológicas
O Pointer é um cão de tamanho médio (54 – 62cm), de pêlo curto e apresenta as seguintes colorações: branco e laranja, branco e preto ou branco e fígado, sendo as colorações unicolores e tricolores também aceites.

A cabeça de linhas craniofaciais convergentes, tem um “stop” bem acentuado. O seu focinho é um tanto côncavo, terminando ao mesmo nível do nariz, o que lhe dá uma aparência ligeiramente encovada. As orelhas estão implantadas bastante altas e assumem uma forma triangular. A cor dos seus olhos é de avelã ou castanho, variando conforme a cor da pelagem. A expressão é meiga e inteligente.

O seu aspecto geral é de um cão de constituição atlética onde se realça um peito bastante largo e profundo, bem como a forte musculatura dos seus membros. Visto de perfil, da cabeça à cauda, é constituído por um conjunto de curvas graciosas, o que lhe dá um aspecto de força e beleza.

MORADA

Herdade da Apostiça - Sesimbra
Telemóvel: (+351) 919 288 790

Website: http://www.canilbeiratejo.com
Email: canilbeiratejo@gmail.com

Jorge Piçarra

Desde muito cedo surgiu a paixão pelos cães de parar. Os primeiros passos nesta arte foram dados em conjunto com o meu pai e com ele acompanhei desde tenra idade o evoluir dos cães de caça, que sempre fizeram parte do seio familiar.

APOIOS

Show Buttons
Hide Buttons