Setter Inglês

Raças Britânicas

Setter Inglês
As suas atitudes extremamente felinas dão ao Setter Inglês uma beleza muito própria na forma como caça.

O seu andamento caracteriza-se por um galope alongado e rasante, permitindo grande facilidade de movimentos e sendo-lhe possível bater grandes extensões de terreno com grande velocidade.

Com uma posição de cabeça no prolongamento da linha do dorso, recebe as diversas emanações em “suplesse” indicando a presença de fluídos com grande prudência.

No controle e subida de emanação, fá-lo em pequenos quebres com um movimento semelhante a uma serpente.

A sua paragem típica, deitado ou com os posteriores flectidos, dão-lhe uma atitude muito própria à forma como mostra a caça.

Tal qual como o Pointer, o Setter é um Cão que assume grandes riscos. Segue uma emanação até o limite na tentativa de encontrar a caça. No entanto fá-lo de uma forma diferente: se um é exuberante pela brusquidão dos movimentos, o outro é pela “suplesse” da sua atitude. O Pointer trabalha os fluídos de rompante, o Setter aos poucos: dá-nos a ideia que já sabe onde a caça está mas não “quer lá ir”.

Cobra na terra e na água sem problemas.

Tem facilidade de caçar em locais húmidos e frios.

A paragem por consenso deve ser espontânea e assumir a mesma atitude que quando está em presença de caça.

Características morfológicas
O Setter Inglês é um cão de tamanho médio (53 – 62cm), de pêlo ligeiramente ondulado, e apresenta-se nas seguintes colorações: preto e branco (Blue Belton), laranja e branco, amarelo e branco, castanho e branco ou tricolor por mistura destas cores. A coloração deve ser malhada, não sendo aceites as pelagens unicolores.

A cabeça, comprida e magra sem exagero, é de “stop” bem marcado e o crânio oval de uma orelha a outra. As orelhas de comprimento médio e implantação baixa, descaem em forma de prega contra a face. Os olhos, brilhantes, doces e expressivos, são desde a cor avelã até ao castanho-escuro, variando conforme a tonalidade da pelagem.

O seu aspecto geral é o de um cão muito elegante que, pelo seu aspecto, transmite a ideia de um cão leve e de movimentos “flutuantes”.

MORADA

Herdade da Apostiça - Sesimbra
Telemóvel: (+351) 919 288 790

Website: http://www.canilbeiratejo.com
Email: canilbeiratejo@gmail.com

Jorge Piçarra

Desde muito cedo surgiu a paixão pelos cães de parar. Os primeiros passos nesta arte foram dados em conjunto com o meu pai e com ele acompanhei desde tenra idade o evoluir dos cães de caça, que sempre fizeram parte do seio familiar.

APOIOS

Show Buttons
Hide Buttons